Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Curso de formação capacita estudantes a promoverem ações de justiça social

Por: Paula Monteiro - 18/06/2019 - 08:26

Foto: Erich Macias/Seed

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoverá, nos dias 18 e 19 de junho, o curso de formação para alunos ouvidores, alunos ouvidores suplentes e professores tutores da rede estadual de ensino. A iniciativa busca incentivar a promoção da justiça social dentro e fora da escola com o objetivo de fortalecer os direitos humanos e aproximar escola da comunidade.
O evento será realizado de 8h as 12h, no auditório do Centro de Valorização da Educação (CVEDUC). A capacitação está inserida no Projeto Ouvidores no Meio do Mundo, o qual conta com a participação de 60 pessoas de 20 escolas estaduais. As atividades do projeto têm o apoio da equipe da Seed.

O curso tem como objetivo desenvolver ações que possibilitem que os próprios estudantes contribuam para o aprimoramento das políticas públicas de educação e desenvolvam gestão participativa nas escolas. Dessa forma, pretende-se fortalecer o papel da ouvidoria educacional como ferramenta estratégica de comunicação, prevenção e articulação de cidadania, visando incentivar o protagonismo estudantil e instrumentalizar estudantes para o exercício da função voluntária de ouvidores educacionais em rede.
O Projeto conta, ainda, com a participação de parceiros entre eles: a Controladoria Geral do Estado (CGE), Rede de Ouvidorias do Estado do Amapá e o Programa Educação para a Paz (Epaz).