Educação

Secretaria de Estado da Educação

Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Tracajatuba I realiza exposição Meninos do Campo na Seed

Por: Caroline Mesquita - 12/06/2019 - 12:36

Foto: Caroline Mesquita/Seed

Estudantes da Escola Estadual Tracajatuba I, da região do Pacuí, estão desenvolvendo um grande trabalho artístico e também de reaproveitamento de materiais, como madeira e resíduos. O projeto é denominado “Meninos do Campo”, e nos dias 11 e 12 junho, está em exposição no hall da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O trabalho é feito por 54 estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental da escola Tracajatuba. Eles têm entre 13 a 17 anos, e já pintam telas artísticas, fazem móveis rústicos de madeira reaproveitada, além de garrafas decoradas. Alguns materiais estão disponíveis para venda.

O estudante Wyrllen Tavares de Vilhena, 14 anos, atua no projeto e o considera uma oportunidade de desenvolver seu lado artístico e também ter uma renda. “Viemos apresentar o nosso trabalho artístico. Fizemos muitas telas bacanas e bonitas, móveis de madeira que valem dinheiro. Tudo isso é muito bom”, comentou.

O projeto é orientado pela professora de Artes, Graça Sena. Ela explica que na região do Pacuí há muita produção de farinha e, para conseguir a mandioca, é necessário derrubar várias árvores. Entretanto, os moradores não aproveitavam as árvores derrubadas.

“Com isso, tivemos a ideia de buscar essas árvores e transformá-las em móveis rústicos e mostrar que da região do Pacuí não vem só a farinha, e que do lugar onde eles fazem a plantação pode vir outras coisas. Para eles, essa madeira não ia ter valor nenhum, pois já está furada. E agora já conseguiram até vender alguns móveis. É um trabalho que pode ser agregado”, pontuou Graça.